Passe é uma transfusão de energias espirituais e vitais, isto é, a passagem de energias de um para outro indivíduo. As energias vitais são oriundas dos encarnados (passista) e as energias espirituais dos desencarnados (Espíritos que colaboram no passe).
O passe é um procedimento fluídico-magnético, que tem como principal objetivo o reequilíbrio do corpo físico e espiritual. A variação das condições fluídicas perispirituais de qualquer criatura viva produz desequilíbrios orgânicos e psicológicos, que podem dar origem a enfermidades. Daí, a importância da terapia energética dos passes como tratamento, mas principalmente como profilaxia das enfermidades. A transfusão se dá através da imposição das mãos, sem a necessidade de tocar-lhe o corpo, porque a força energética se projeta de uma para outra aura, estabelecendo uma verdadeira ponte de ligação, as mãos direcionam o fluxo.
O fluxo energético se mantém e se projeta pela vontade do médium passista, como também de entidades espirituais que auxiliam na composição do fluidos necessários ao paciente. Os Espíritos superiores ensinam que as mãos servem como instrumento para a projeção e direcionamento dos fluidos magnetizados, doados pelo operador, e fluidos espirituais, trazidos pelos Espíritos
Fluidos Vitais Fluidos EspirituaisNÃO SE DEVE TOCAR NO PACIENTE DURANTE O PASSE
Durante a transmissão do passe não se deve tocar no paciente em hipótese alguma. O médium deve se concentrar e ficar orando em prol do paciente, como vai se concentrar adequadamente se esta em movimento com os braços? Por outro lado, o paciente também deve se concentrar, orar e ficar em estado receptivo para que o passe seja mais eficaz, cada vez que for tocado perderá a concentração, interromperá a oração e sairá do estado de recepção. Outra situação, que pode se tornar muito constrangedora que pode ocorrer é quando o passista é do sexo masculino e toca numa paciente do sexo feminino, ou vice-e-versa. Ao ser tocado é possível que o paciente se assuste. Quando participamos de qualquer tarefa dessa natureza, não podemos agir da maneira que queremos, mas submeter- nos às orientações da casa. Nunca é pouco ressaltar que a ordem e a disciplina presidem o progresso.
TIPOS DE PASSES
Passe magnético: É um tipo de passe em que a pessoa doa apenas seus fluidos vitais, utilizando-se dessa força magnética para vitalizar o paciente.
Passe espiritual: Os Espíritos aplicam fluidos espirituais, sem intermediários, diretamente no perispírito do paciente . No passe espiritual o paciente não recebe fluidos vitais do passista, mas outros medicamentosos, mais finos e puros, trazidos pelos Espíritos
Passe misto: É uma modalidade de passe onde se misturam os fluidos vitais do passista com os fluidos medicamentosos da Espiritualidade. Este é o tipo de passe comumente aplicado nos centros espíritas.
Conclusão No passe magnético o paciente apenas recebe fluidos vitais do médium. No passe espiritual o paciente apenas recebe fluidos medicamentosos. No passe misto o paciente recebe fluidos vitais e fluidos medicamentosos.
Miguel Carvalho, 24 de Julho de 2015, texto retirado do Grupo Cursos Espíritas AELMAC no Facebook
Que triste perdermos a presença física deste irmão, Sr. miguel, contudo, sua luz está sempre nos conosco.
O esclarecimento sobre os passes acima é de fundamental importância, esclarecem aos que não os conhecem e reforça a responsabilidade dos passistas.
Muito obrigada por mais esta lição.
Siga em paz.
Saudades eterna do amigo e irmão Sr. MIGUEL. Que os anjos sejam sua companhia.
Muito bom o artigo,bem explicado
Sr. Miguel deixou saudades
Muito bom. Ioortantissima explicação.
Sr Miguel nos deichou muita saudade mas muitos ensinamentos também
Excelente!
Obrigado Miguel meu irmão querido.