A HISTÓRIA

Fundada em 17 de setembro de 1958 ,  a construção da Associação Espírita Lauro Machado teve inicio nos anos 60, após a doação de um terreno na cidade de Francisco Morato. A cidade era muito carente de infraestrutura urbana,  as ruas não eram asfaltadas e quando chovia o acesso até local era muito difícil, tanto a pé como de carro. Esta situação perdurou ainda por muitos anos após o ínicio das atividades na casa. A construção do prédio, e o funcionamento  da casa, só foi possível graças a persistência e comprometimento de Vitório Jacarini.

Seu Vitório, como era conhecido, era natural da cidade de Itú, no Estado de São Paulo, era pintor e foi um dos trabalhadores mais importantes na época da construção da sede da Associação Espírita Lauro Machado, por isso, muitas vezes foi considerado como fundador da casa, título que sempre recusou.

Homem simples, humilde, seguidor dos ensinamentos de Allan Kardec, mesmo com pouco estudo, sempre deixou claro que era apenas um traballhador de Jesus, como qualquer outro da casa.

Seu Vitório desencarnou em 14 de novembro de 1982, aos 65 anos de idade deixando, para os trabalhadores que o sucederam, a missão de continuar o trabalho em pró do amor e da caridade ao próximo.

  

Objetivos da Casa

Nos artigos 1° e 2° do seu estatuto de fundação, datado em 1958, já deixa claro qual era o objetivo da casa, o qual se perpetua:

“Art. 1° – O estudo do espiritismo e a propaganda ilimitada de seus ensinamentos doutrinários, por todos os meios que oferece a palavra escrita, falada e exemplificada;

Art. 2° – A prática da caridade espiritual, moral e material, por todos os meios ao seu alcance”

Galeria de fotos - História AELMAC

Quem foi Lauro Machado?

Lauro Machado nasceu em 1908, em data desconhecida, na Fazenda dos Macaquinhos, na Estância de Serra Negra, estado de São Paulo. Foi o segundo filho de Paulo Antonio Machado e Zulmira Barbosa e teve ainda como irmãos: Odácio, Alcina, Alcilles Antonio, Paulo e Marcilio. Lauro era enfermeiro e professor de natação, embora exímio nadador, faleceu em 1929 aos 21 anos de idade, vitimado por um afogamento no litoral paulista, em consequência de uma câimbra que o impediu de salvar-se. Devido a boa formação de sua personalidade era caridoso, amável, espírito sensível ao bem, amigo leal, virtuoso e de notável humildade, e por essas qualidades era amado por seus irmãos, sendo inclusive homenageado por seu irmão Alcilles, que deu o nome ao seu primeiro filho de Lauro.

Pouco se sabe a respeito da vida de Lauro Machado, dada a falta de documentação. Os anos de nascimento e falecimentos são prováveis, uma vez que seus irmãos são todos já falecidos, e seus sobrinhos, vivos, não o conheceram. Porém,  mesmo com  poucos dados disponíveis, foi possível constituir a singela biografia deste insigne ser humano que foi Lauro Machado para conhecermos os traços de sua personalidade, bem como sua importância no seio da família e à pequena parcela da humanidade que teve o privilégio de relacionar-se em sua breve passagem pela existência terrena.