O Atendimento na Casa Espírita

      Atenção: O Atendimento na Casa Espírita é totalmente gratuito 

Ao chegar na Casa Espírita pela primeira vez,você é convidado a passar por uma entrevista no nosso Departamento de Orientação e Encaminhamento – DEPOE.

O objetivo do DEPOE é esclarecer e consolar as pessoas, que buscam na Casa Espírita, uma resposta para suas dificuldades e aflições, oferecendo-lhes assim, através de um diálogo fraterno, uma orientação sempre embasada nos princípios renovadores do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita.

Por isso o DEPOE é indicado para as pessoas que estiverem atravessando momentos difíceis em suas vidas e necessitando de uma palavra amiga ou de um esclarecimento fraterno.

O TRATAMENTO DE PASSES

Após passar pela entrevista no DEPOE, se houver a necessidade, a pessoa receberá um “Cartão de Tratamento” e será encaminhado para um tratamento espiritual ou um Tratamento de Passe, como também é conhecido. A pessoa que faz tratamento em nossa casa passa a ser chamado de “Assistido”.

O tratamento tem a duração de 04 de semanas e deve ser feito aos sábados ou aos domingos, de acordo com a orientação do DEPOE.  Terminada as 04 sessões do Tratamento de Passe, o assistido deve retornar no DEPOE para saber se precisa ou não, continuar com o tratamento.

Importante: Caso o assistido falte duas vezes, ou mais, durante estas 4 semanas, deverá retornar ao DEPOE para fazer um novo cartão e reiniciar o tratamento.

Como devo proceder nos dias do tratamento ? O que eu faço quando chegar na Casa Espírita ?

O Tratamento acontecem em 03 ambientes da Casa Espírita, na seguinte sequência: na Sala do Passe de Equilíbrio (P.E), no salão de Palestra e Câmara de Passe. Veja a seguir como proceder:

Chegando na Casa Espírita , no dia do tratamento, o assistido é encaminhado para da Sala do P.E., onde os nossos irmãos passistas irão  aplicar o primeiro passe, chamado de Passe de Equilíbrio. 

Depois de passar pelo P.E. você é encaminhado para o Salão de Palestras, onde um palestrante irá discorrer sobre um trecho retirado do Evangelho Segundo o Espiritismo e/ou de algum livro da Doutrina Espírita. Já no salão de Palestras, o Assistido começa a receber o atendimento dos amigos espirituais. Para saber mais, sobre a importância da Palestra no tratamento, Clique aqui

Após a palestra o Assistido é encaminhado para etapa final, que é Câmara de Passe (P1 e P2), para receber os passes referentes ao seu tratamento. 

Durante o tratamento o assistido deverá trazer uma garrafinha de água para ser fluidificada, se preferir você pode comprar a garrafinha de água em nossa lanchonete ou na recepção. É nesta água fluidificada que o Plano espiritual  irá adicionar os medicamentos necessários para o equilíbrio físico e espiritual do assistido. Recomenda-se ao assistido tomar desta água 3 vezes ao dia, sempre com uma prece simples de agradecimento e muita fé. 

Caso seja necessário, o assistido poderá ser encaminhando também para o “Tratamento P3F – Físico Especializado”, que acontece sempre no primeiro sábado do mês. 

Como o próprio nome sugere, este tratamento é indicado para aqueles que necessitam, além do tratamento espiritual, também de ajuda para a alguma necessidade de ordem física. (Ex.: enfermidades no corpo físico)

ATENÇÃO: Passarão pelo tratamento P3F somente os assistidos que foram encaminhados pelo DEPOE para este tipo de tratamento. E para participar do P3F é importante que o Assistido já tenha cumprido totalmente o Tratamento de Passes (de 04 semanas).

 Lembre-se: Uma equipe espiritual estará na Câmara de Passes, na hora marcada, trabalhando em prol do seu tratamento. Por isso, evite faltar. 

* Lembramos que para aqueles estão em tratamento de saúde com algum médico, tomando medicamentos e/ou suplementos, em hipótese alguma, o tratamento médico da Terra deverá ser abandonado. A Espiritualidade Maior trabalha em conjunto, sempre auxiliando os médicos aqui na Terra. Em caso de dúvida sobre a sua saúde física, sempre um procure ajuda médica. 

Veja abaixo a cor do cartão, o dia e o horário de cada tratamento

Branco - Sábado - 15h

Neste dia você deverá deixar sua garrafinha de água no corredor em frente as câmaras de passe assim que chegar na casa. Não esqueça de colocar uma etiqueta com seu nome na garrafinha.

Azul - Domingo - 9h

Neste dia você deverá deixar sua garrafinha de água no corredor em frente as câmaras de passe assim que você chegar na casa. Não esqueça de colocar uma etiqueta com seu nome na garrafinha.

Verde - Primeiro Sábado - 9h

Neste dia você deverá permanecer com sua garrafinha de água do começo ao fim do tratamento. Lembre-se: Só pode participar deste tratamento aqueles que terminaram o tratamento anterior de 4 semanas de sábado ou domingo.

Tratamento para dependentes químicos

Este tratamento é realizado no último domingo de cada mês.
É um tratamento à distância, ou seja, o dependente químico não precisa estar presente no dia.

Como devo proceder?
Você deve trazer uma garrafinha de água e informar nome completo do dependente, endereço, idade e tipo de vício. Depois disso a água será fluidificada e deverá ser oferecida regularmente ao dependente, de forma espontânea, até terminar a água.

Higienização no Lar

A palestra de Higienização no Lar (HL) acontece todo último sábado e no último domingo do mês. Para participar o assistido já deve ter passado por 8 sessões de passes do seu tratamento, seja de sábado ou de domingo. Deve-se trazer uma garrafinha de água (não pode ser a mesma água dos tratamentos, tem que ser uma garrafinha de água nova e exclusiva para a higienização do lar). Na palestra o assistido receberá orientações de como utilizar a água e também será convidado a iniciar em sua casa a prática do Evangelho no Lar.

Roteiro para o evangelho no lar

ROTEIRO PARA EVANGELHO NO LAR

FINALIDADES:

A prática do Evangelho no Lar e o estudo continuado do Evangelho Segundo o Espiritismo, tem a finalidade de unir as criaturas, proporcionando uma convivência de paz e tranquilidade; Higienizar o Lar com nossos pensamentos e sentimentos elevados, permitindo facilitar o auxílio dos mensageiros do bem; Proporcionar no Lar, e fora dele, o fortalecimento necessário para enfrentar dificuldades materiais e espirituais, mantendo ativos os princípios da oração e da vigilância; Elevar o padrão vibratório dos familiares, a fim de que possam contribuir para a construção de um mundo melhor.

 

SUGESTÕES:

 Escolha uma hora em um dia da semana que seja possível a presença de todos da família, ou daqueles que desejarem participar; mas se ainda não há a participação de nenhum membro da família, faça só e convide-os eventualmente; A observação cuidadosa da hora e do dia estabelece um compromisso de pontualidade com a Espiritualidade, garantindo a presença, em seu lar, da Assistência Espiritual; A duração da reunião pode ser de, aproximadamente, trinta minutos; Não suspenda a prática do Evangelho no Lar em virtude de visitas (convide-os a participar), passeios adiáveis ou acontecimentos fúteis; Providencie uma jarra com água para fluidificação (que será realizada pelos Espíritos Benevolentes que estarão em seu Lar, neste dia), para ser servida ao final da reunião.

OBSERVAÇÕES:

O Evangelho no lar é uma reunião que não deve ser transformada em reunião mediúnica. As intuições e ou inspirações que possam ocorrer devem ficar no campo dos comentários, após a reunião. Muita atenção com a exatidão do horário, que deve se em horário específico. O início pode ser entre às 06 hs (manhã) não podendo extrapolar às 21:30 hs. (noite). Entre às 22:00 hs. E 06 hs do dia seguinte as Espiritualidades que dão sustentação ao Evangelho no lar passam a trabalhar em suas respectivas Fraternidades, prestando serviços atinentes ao Plano Superior.

ROTEIRO:

 1) PRECE INICIAL – Pai Nosso ou uma prece simples e espontânea, valorizando os sentimentos e não as palavras, solicitando a direção Divina para a reunião.

2) LEITURA – Leitura em sequência de um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo, começando na primeira página, incluindo prefácio, introdução e notas.

 3) COMENTÁRIOS – Devem ser breves, que esclareçam e facilitem a compreensão dos ensinamentos e sua aplicação na vida diária, levando em consideração as necessidades de melhoramento de toda a família.

 4) VIBRAÇÕES – Vibrar (neste caso) é desejar ter sentimentos e pensamentos de amor, paz e harmonia cada vez maiores; é desejar a você, seus familiares e seu lar muita luz, postura moral de acordo com as Leis de Deus, é querer muito que sua família tome parte do imenso Amor derramado sobre toda Criação, sem excluir ninguém. E, enfim, sentir tranquilidade, serenidade e estar confiante no Divino Amigo Jesus e vibrar AMOR para nossa casa, para nossos filhos, para nossa esposa, para nosso marido, nossos pais, parentes, e pela PAZ no mundo.

5) PEDIDOS – Peça pelos seus parentes e amigos, peça pela sociedade carente, por aqueles que se consideram seus inimigos, peça pela proteção de seu lar e lar daqueles que tem afinidade contigo, peça pela Evangelização de seus familiares , parentes e amigos, faça pedidos, sabendo que serão atendidos de acordo com o seu merecimento.

6) PRECE FINAL – Pai Nosso ou uma prece simples e espontânea de agradecimento, solicitando a fluidificação da água e convidando os amigos espirituais para a reunião da próxima semana.